Coordenador : Cristina Kimie Togashi
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389338.2199.84514.22022023
Departamento/Setor: MZO
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de graduação da área médica e afins Estudantes de ensino médio Público em geral
Local de atuação: Faculdade de Veterinária- UFF - Niterói Faculdade de Nutrição - UERJ (Univ. Estadual do Rio de Janeiro) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Objetivo
Objetivo geral: Proporcionar aos alunos dos cursos de graduação da área médica e público geral maiores conhecimentos relacionados ás áreas de Avicultura e Suinocultura através da apresentação e discussão de temas relevantes e atuais da cadeia produtiva de aves e suínos. Objetivos específicos - Propiciar um maior contato dos estudantes com profissionais atuantes dos segmentos de aves e suínos; - Promover debates e discussões acerca de temas atuais e polêmicos na sociedade; - Favorecer a reflexão dos assuntos levantados de forma crítica e baseada em conceitos; - Incentivar participação e despertar o interesse dos estudantes pelas áreas de Suinocultura e Avicultura; - Produção de materiais em mídias digitais sobre os assuntos abordados.
Resumo
Vivemos um momento de profundas transformações. Conceitos estão surgindo, ressurgindo e sendo adaptados e o aprendizado contínuo se torna imprescindível para aqueles profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho. Estamos em uma era em que o conhecimento é facilmente adquirido e transmitido pela tecnologia digital como internet, radio, TV e outros meios de comunicação. No entanto, nem sempre a qualidade da informação gerada é confiável resultando em grandes polêmicas na sociedade. A Avicultura e a Suinocultura representam importantes áreas no setor agropecuário nacional e mundial. O Brasil é líder mundial nas exportações de carne de frango, entretanto, a maioria da população desconhece como os seus produtos (aves, ovos e suínos) são produzidos. Esta ação de extensão tem como objetivo divulgar os conhecimentos nas áreas de produção e tecnologia de aves e suínos, estimulando discussões e reflexões a fim de desmitificar temas polêmicos como o uso de hormônio na alimentação de frangos, os malefícios da carne suína entre outros e levando informações verídicas sobre a forma de produção destas fontes importantes de proteína animal. O público alvo desta ação são os estudantes de graduação dos cursos das áreas médicas como medicina, medicina veterinária, enfermagem e nutrição além do público em geral. Espera-se que este projeto possa colaborar na propagação de informações corretas sobre os setores e na formação de profissionais capacitados a atuar na promoção da saúde e bem estar da população.